A indústria dos videogames tem sido uma das mais prósperas no mundo das tecnologias. Um dos exemplos disso é a Sony e seu console Playstation, que ao longo dos anos tem sido palco de grandes títulos. Dentre eles, um dos jogos mais queridos pelos fãs é o Crash Bandicoot. A lendária plataforma de sucesso que encantou gerações de gamers em todo o mundo foi criada por Andy Gavin e Jason Rubin, da Naughty Dog. Neste artigo, vamos conhecer a história de sua criação e os personagens por trás dela.

A equipe sombria e engraçada

Em meados dos anos 90, a Naughty Dog já havia se estabilizado como desenvolvedora de videogames. Seus jogos anteriores tinham uma temática mais sombria e seus criadores buscavam um novo estilo. Unindo suas habilidades em programação, design e escrita, Andy Gavin e Jason Rubin decidiram colocar o seu talento em um game que pudessem chamar de seu. Eles queriam algo com uma atmosfera positiva, engraçada, mas que mantivesse um certo apelo também para os gamers hardcore.

Nascia, então, a ideia do Crash Bandicoot, que nada mais era do que um pequeno marsupial, criado pelos cientistas malucos para ser uma arma de guerra. A Naughty Dog soube desde o início que a base para sua nova criação seria a tecnologia de modelagem tridimensional, que era uma grande novidade na época.

O desafio do desenvolvimento

O processo de desenvolvimento do jogo não foi fácil. A equipe passou mais de dois anos dedicados exclusivamente a ele. O principal desafio foi a programação, já que nada parecido havia sido criado anteriormente. Além disso, as limitações tecnológicas da época exigiam que o design do jogo fosse ajustado para que o desempenho pudesse funcionar bem na máquina do Playstation.

Uma das decisões mais corajosas foi a introdução de uma jogabilidade em que o personagem corria diretamente em direção à câmera. A ideia era fazer com que o jogador tivesse uma sensação de profundidade em um universo tridimensional, mas também adicionaria aquele ingrediente extra de desafio. As fases passaram a ser divididas em três partes, cada uma com uma perspectiva diferente, o que aumentou o nível de dificuldade de cada nível.

O resultado final

Finalmente, em setembro de 1996, o Crash Bandicoot chegou às prateleiras de jogos do Playstation. O sucesso foi imediato e o jogo se tornou um dos mais vendidos em todo o mundo. A Naughty Dog havia criado um game que misturou elementos de ação, aventura e humor, que se tornaram a marca registrada da franquia. A partir de então, os desenvolvedores adicionaram ao jogo dois outros personagens principais, os amigos de Crash, Coco e Crunch.

O universo do Crash Bandicoot foi se expandindo e se consolidando ao longo dos anos. Apesar de muitas mudanças na indústria dos videogames, Crash Bandicoot continuou a ser um dos títulos mais populares em todas as plataformas, inclusive no Nintendo Switch. O sucesso é tanto que, em 2017, a Naughty Dog anunciou que seria lançada uma trilogia dos jogos originais, remasterizados para o Playstation 4.

Conclusão

A história do Crash Bandicoot é a história de um jogo que foi criado para o sucesso. A equipe da Naughty Dog representava uma combinação única de talentos que, juntas, criaram um dos grandes títulos da indústria dos videogames. A criatividade, habilidade técnica e ambição de Andy Gavin e Jason Rubin foram a chave para desenhar um universo rico, divertido e cativante, que mantém sua legião de fãs até hoje.